Paulistinha ou Paulistão, eis a questão.

A resposta para esta pergunta é simples e contraditória: são ambos, depende para qual torcedor você está perguntando. Explico.
O Campeonato Paulista é disparado o melhor Estadual do país, independentemente do critério avaliado: qualificação técnica, visibilidade nacional, público nos estádios e/ou premiação. Dos 20 times participantes, 12 conquistaram o direito de disputar alguma Série do Campeonato Brasileiro em 2018, sendo que 4 destes estão na elite do futebol nacional: Palmeiras, São Paulo, Santos e SCCP; outros 2 na Série B, 1 na Série C e 4 na Série D.
Além disso, historicamente, os três clubes com mais títulos nacionais são paulistas: Palmeiras (12), SCCP (10) e Santos (9).
A pergunta que dá o título a esta postagem remete a importância ou não deste campeonato, diante do calendário apertado, da disputa simultânea da Libertadores e da eterna discussão sobre o fim dos estaduais.
Os fatores já mencionados aliado aos frequentes clássicos e rivalidades tornam o campeonato atrativo e imprescindível. Talvez um ajuste de regulamento e número de clubes se façam necessários (tema para outro post). Sem contar as consequências de se perder um estadual para o rival ou um 'simples' clássico: protesto de torcida no CT, demissão de técnico, novas contratações emergenciais... resumindo: turbulência!
No fim das contas, quem decidirá se o campeonato vale algo ou não é o próprio torcedor. Se seu time for campeão, é Paulistão; se perder, melhor desmerecer a conquista do rival e tentar diminuir o ruído das gozações, então é Paulistinha.
A bola vai rolar... bom Paulistinha pra vocês, e um ótimo Paulistão pra mim!
Abraços.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas