Primeiro check up do ano

Após seis rodadas, o Campeonato Paulista chega a metade de sua Fase Classificatória. Apesar de sua importância (já destacada neste blog em outro post), esta primeira fase deve ser tratada como uma pré-temporada pelos grandes clubes, já que o calendário da CBF não contempla o óbvio. Encontrar o time e formação ideais, promover o preparação física dos atletas, testar o elenco, adquirir ritmo de jogo são os objetivos iniciais.
Classificar? Mesmo com derrotas e mau desempenho, dificilmente um clube grande não estará entre os oito classificados após 12 rodadas. Vide Santos em 2017 e Palmeiras em 2016, classificados nas últimas rodadas, e exceção ao eliminado SCCP em 2014.
Apesar de estadual não ser parâmetro para desempenho no ano, listarei minhas primeiras opiniões sobre os principais clubes do Brasil, a começar pelos paulistas.
Palmeiras - Eficiente (100% de vitórias), corrigindo erros de planejamento em relação ao ano passado, onde a Libertadores foi supervalorizada e a carga de pressão por resultados, consequentemente, tornou-se excessiva. Roger sabe que conquistar o Paulista lhe dará tranquilidade para fazer valer na prática o que é evidente na teoria: tem o melhor elenco do Brasil;
Santos e São Paulo - Incógnitas ainda. O time da baixada perdeu seus principais valores (Lucas Lima, Zeca e Ricardo Oliveira), enquanto os tricolores agregaram bons jogadores (Nene e Diego Souza), mas de idade avançada, ao elenco que fez péssima campanha no BR-17.
SCCP - Apesar do fraco elenco, continua com ótimo padrão de jogo e pode dificultar caso a arbitragem continue fazendo sua parte;
Minas Gerais - O líder Cruzeiro vem mantendo seu padrão de atuações seguras, sem muito brilhantismo, típico do seu treinador Mano Menezes; enquanto o Atlético vai pagando a conta pela montagem times extremamente caros nos últimos anos, sem retorno de títulos, além da troca de técnicos mostrar falta de planejamento;
Rio Grande do Sul - O cascudo e copeiro time do Grêmio confia que o raio cairá no mesmo lugar, ou seja, contando com a peripécia de Renato Gaúcho vem apostando novamente em refugos; enquanto o Internacional lutará por reafirmação na volta de sua primeira passagem na Série B;
Rio de Janeiro - Com um time forte e que, já no ano passado, chegou a três finais (apesar de ficar no cheirinho), o Flamengo destoa dos rivais cariocas e, ao lado de Palmeiras e Cruzeiro, são as principais forças do futebol brasileiro em 2018; Botafogo, Fluminense e Vasco vivem momentos singulares e dramáticos, onde a permanência na elite do futebol nacional será o principal feito do ano.
Previsões? Não, apenas as primeiras impressões. Mas não me surpreenderia com Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e uma zebra gaúcha campeões estaduais.
Abraços.

Comentários

  1. Olá. Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e concordo com a sua análise. De fato, no Campeonato Gaúcho, alguma zebra pode surpreender.
    Gostaria de saber se você tem interesse em trocar links conosco. Em caso positivo, por favor escreva para support@resultados.com. Acha que seria possível incluir o link no layout do seu blog?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas